Alimentos ricos em água

alface-alimento-rico-em-aguaA hidratação é essencial para a vida dos seres humanos. É possível passar longos períodos sem comida, pois o nosso organismo é sábio, utiliza-se das nossas reservas de energia. Porém, o ser humano não resiste a prolongados períodos sem ingerir água.

O preconizado para a ingestão de água em condições de repouso é de 2,5 litros por dia (McArdle, Katch e Katch, 1998), baseado na perda diária (através da urina, pele, respiração, entre outros). No entanto, na condição de esforço físico esta perda aumenta, devido a estes e outros fatores onde o principal é proveniente do aumento da sudorese, devido ao aumento da produção de calor pelo organismo que o estilo ativo do exercício causa.

O seu consumo, assim como a ingestão de líquidos, facilita o emagrecimento, pois ajuda a ampliar a saciedade. Se o corpo estiver suprido de água e bem hidratado, certamente o apetite diminuirá. Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência.

Alimentos que contém água

  • Alface – 95% de água,  ótima fonte de vitamina B, ácido fólico e manganês, que ajuda a regular o açúcar do sangue e o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, tem pouquíssimas calorias.
  • Tomate – 94% de água, fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.
  • Couve-flor – 92% de água, contém fitonutrientes que agem no combate ao câncer, além de ser rica em vitamina C e ácido fólico. Cozinhá-la levemente no vapor pode potencializar o seu efeito antioxidante.
  • Melancia – 92% de água, não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro).
  • Melão – 90% de água, tem vitamina B. as vitaminas do complexo B são responsáveis por uma grande quantidade de produção do seu corpo de energia (são necessárias para o corpo a processar açúcares e carboidratos).
  • Abacaxi – 87% de água, rico em Vitaminas e Minerais, o Abacaxi oferece muitos benefícios a nossa saúde.
  • Goiaba – 86% de água, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
  • Ovo – 75% de água, Possuem um alto valor nutricional. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.
  • Banana – 74% de água
  • Carnes e peixes – de 40% a 60% de água
  • Pão – 35% de água

Se você é daquelas pessoas que prefere suco do que beber água ou simplesmente “esquece” de consumir este líquido, fique tranquilo pois a boa notícia é que alguns alimentos são muito ricos em água e quando são adicionados em nosso cardápio, chegamos mais perto da quantidade de água que devemos ingerir por dia, ou seja, uma média de 2,5L.

Comentários

comments

Um comentário

Deixe um comentário