Alimentos ricos em colágeno

colageno-alimentos-ricosÉ uma molécula formada por aminoácidos polares, ele tem a função de dar sustentação às células que as mantém unidas para que não haja a deformação dos tecidos. O colágeno é um tipo de proteína, 30% da proteína do nosso corpo é colágeno, que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele. O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%.

Confira uma lista dos alimentos que contém colágeno:

Os alimentos que possuem colágeno são os ricos em proteínas, que ajuda a estimular a produção do colágeno, e para que ele por sintetizar no organismo é necessário consumir alimentos que contenham alimentos com vitaminas C, vitamina E, cobre, selênio, zinco, e silício. Veja quais são os alimentos ricos, nas vitaminas anteriores:

Proteínas Magras:  Atum,Salmão,ovo,peito de peru ou frango,queijo cottage,iogurte desnatado
Vitamina C: caju,kiwi,acerola,goiaba,laranja ,cenoura ,pepino
Vitamina A e E: cenoura
Zinco: avelã,amêndoa,castanha do Pará,ovos,frutos do mar
SELÊNIO: nozes,salmão,arroz preto, frango,carne
SILÍCIO: aveia ,cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana,
alho, alcachofras, Alho porro,Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara,
COBRE: fígado bovino,caju,avelãs,cogumelos,lentilha e aveia
Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas- abacaxi

A Importância do Colágeno

O colágeno age com a queratina  proporcionando uma  pele com força, flexibilidade e resistência. Quando as pessoas envelhecem ocorre uma degradação do colágeno, levando ao aparecimento de rugas. E por isso ela é uma substância importante para aqueles que procuram formas de combater os efeitos visíveis do envelhecimento na pele.

É também usado em alguns procedimentos de cirurgia estética, vendido como um suplemento criado para dar mobilidade às articulações e utilizado no tratamento de queimaduras graves.

O colágeno é tão importante dentro do corpo, que a ausência dele no corpo pode ser um sério problema. Na verdade, existem algumas doenças genéticas que estão associadas a deficiências de colágeno, por exemplo,  a osteogénese imperfeita, comumente referida como doença dos ossos frágeis, é causada por um nível significativamente menor de colágeno no corpo.

 

Comentários

comments

3 Comentários

Deixe um comentário