Alimentos ricos em cromo

cromo_alimentosO Cromo é um mineral essencial ao homem, é considerado um elemento traço, mas em alguns casos pode ser tóxico, isto depende da forma como é encontrado. O cromo existe sob diferentes formas de oxidação, o que é encontrado naturalmente em nosso organismo é o cromo trivalente (III), que é o mais estável. O mineral Cromo estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a ânsia pelas guloseimas doces.

Uma carência deste mineral leva a sintomas referentes aos da diabete e das doenças cardiovasculares. O ideal é manter uma alimentação que contenha cromo na quantidade necessária ao organismo. No período de gestação, é indicado ingerir maior quantidade de cromo, e crianças até aos dez anos possuem quantidade satisfatória do mineral, sendo que a partir desta idade já é preciso ingerir alimentos que supram a quantidade ideal para o corpo.

Os alimentos que contém Cromo são:

Alimentos integrais contribuem para uma dieta rica em cromo, exemplo: arroz e farinha integrais. O curioso é que a farinha branca e o arroz branco possuem apenas ¼ da quantidade de cromo presente no alimento integral, ou seja, se quiser suprir a carência deste mineral no organismo o ideal é ingerir alimentos integrais. Veja outras opções para incluir cromo em sua alimentação: ostras, levedura de cerveja, batatas, nozes, pimenta preta e queijos, brócolis, cereais integrais, cogumelo, soja, tomate, cebola, trigo, pão de centeio, ervilha e batata.

Comentários

comments

Deixe um comentário