Função dos Carboidratos

  • Fonte primária de energia, particularmente no exercício de alto-rendimento;
  • Regulam o metabolismo das gorduras e das proteínas;
  • Sintetizam o glicogênio muscular e hepático (essenciais no exercício de alta intensidade).

Consumo de Carboidratos e Reserva de Glicogênio:

  1. Os Carboidratos são a principal fonte energética para os atletas e o consumo glicídico influencia diretamente a reserva de glicogênio e a capacidade que o atleta possui em treinar e competir;
  2. Atletas de endurance quando apresentam dieta pobre em carboidratos, e conseqüentemente pouco glicogênio muscular , chegam a exaustão e a fadiga muito mais rapidamente do que aqueles que possuem uma dieta glicídica normal.

Propriedades Ergogênicas dos Carboidratos

Estudos demonstraram que homens atletas que ingeriram dietas ricas em carboidratos durante três dias, armazenaram quase o dobro de sua quantidade normal de glicogênio muscular.

Essa prática é denominada dieta de supercompensação e é amplamente utilizada por atletas de endurance, proporcionando ótimos resultados com relação ao cansaço e a fadiga.

carboidrato-dos-atletasSupercompensação dos Carboidratos

O atleta tem restrige a ingestão de carboidratos na véspera da competição, obrigando o organismo a memorizar a falta deste elemento para que quando, dias antes da competição, novamente introduza na dieta uma ingesta maior de carboidratos. Fazendo com que o corpo reserve mais do que necessita por ter passado um período deficitário.

Comentários

comments

Deixe um comentário