Alimentos ricos em Iodo

sal-alimento-rico-em-iodoO Iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos (hormônios produzidos pela tireoide  uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço): a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Estes hormônios têm dois importantes papéis: atuam no crescimento físico e neurológico e na manutenção do fluxo normal de energia (metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo). São muito importantes para o funcionamento de vários órgãos como o coração, fígado, rins, ovários e outros.

Consuma alimentos ricos em iodo. O iodo é necessário, em pequenas quantidades, para a função da glândula tireóide, assim como o metabolismo das gorduras, produção de hormônios sexuais e uma série de processos bioquímicos. Cãibras musculares, dores de cabeça, depressão, pés frios, mãos geladas e ganho de peso podem ser sinal de deficiência dessa substância.

Alimentos que contém iodo

Alguns alimentos ricos em iodo são: frutos do mar, sal não refinado, algas marinhas, caldo de peixe caseiro, manteiga (não margarina), abacaxi, alcachofra, aspargos e uma série de verduras de coloração mais escura. Para que possa ser utilizado pelo organismo, o iodo requer níveis adequados de vitamina A, que são obtidos através da ingestão de manteiga e gorduras de origem animal em moderação (de animais criados soltos, e não em cativeiro ou à base de ração).

Excesso de iodo

O iodo em excesso pode ser tóxico para nosso organismo, por isso não se recomenda o consumo excessivo de algas ou de sal iodado.

Deficiência de iodo

A carência de iodo  pode resultar em problemas cognitivos nas crianças, gerando dificuldade na aprendizagem escolar. Se o hipotireoidismo ocorrer durante o desenvolvimento pré-natal ou na infância pode levar ao atraso mental e ao pouco crescimento infantil. Deficiências de iodo podem aumentar a sucetibilidade para doenças como o câncer de mama e a pólio.

Comentários

comments

3 Comentários

Deixe um comentário