Alimentos ricos em nutrientes

Diz-se que um alimento é rico em nutrientes quando ele providencia quantidades significativas de vitaminas e minerais e relativamente poucas calorias. Os alimentos ricos em nutrientes (também chamados de alimentos densos em nutrientes) fornecem grande quantidade de vitaminas e minerais em relação às calorias que contêm.

Cinco fatias de melancia contêm cerca de 150 calorias, tantas quanto 60ml de um uísque. Sendo assim, qual a diferença entre comer as cinco fatias de melancia ou beber o copo de uísque? A diferença está precisamente nos nutrientes. A melancia tem vitamina C e fibra. O uísque só tem praticamente açúcares simples.

Deve procurar ingerir em maior quantidade os alimentos ricos em nutrientes (frutas e legumes, essencialmente) e evitar aqueles que quase não têm nutrientes (bebidas alcoólicas, produtos com grande teor de açúcar e gordura).

A abordagem de Alimentos Ricos em Nutrientes visando hábitos mais saudáveis de consumo muda o foco: ao invés de evitar alimentos, busca-se apreciar alimentos. Isso significa considerar o pacote completo de nutrientes de um alimento ou bebida – tanto os nutrientes que devem ser consumidos, como vitaminas, minerais, proteínas e fibras, como os nutrientes que devem ser limitados, como gordura saturada, açúcar e sódio.

Seguir essa abordagem é uma forma positiva e balanceada de comer. Ela é baseada na densidade de nutrientes, um princípio antigo de guias nutricionais e a base das Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2005 e da MyPyramid do USDA (guia nutricional da pirâmide alimentar).

De acordo com uma pesquisa feita com consumidores, “rico em nutrientes” é um termo melhor entendido e aceito pelos consumidores do que “densidade nutricional” ou “denso em nutrientes”. Apesar de atualmente não existir uma definição padrão de alimentos densos em nutrientes, esses são tipicamente definidos como alimentos que fornecem quantidades substanciais de nutrientes com relativamente poucas calorias. Escolher uma variedade de alimentos ricos em nutrientes é a recomendação central dos guias nutricionais dos EUA.

alimentos ricos em nutrientes

Alguns exemplos de alimentos que contém nutrientes:

- Ovo, iogurte pobre em gordura, arroz castanho, cevada, aveia, salmão, bacalhau, linguado, camarão, atum, frango, perú, vitela. Dentre inúmeros outros que deveriam conter nesta lista, o fato é que a uma grande quantidade de alimentos com grande qualidade nutritiva, ir a uma feira e escolher vegetais frescos e carnes magras já é um bom começo.

Comentários

comments

Um comentário

  • grazielle disse:

    eu estava gorda mais descobri que eu comi uma coisa que mim fez bem melho foi a banana eu nao sabia que a banana era tam nutrisional para mim eu gostei e nao to mais com aquela bariga enormi eu so uma bela pessoa agora e chau

Deixe um comentário