Alimentos Ricos em Vitamina E

amendoasA vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é notavelmente a melhor.
Por meio da destruição das membranas celulares, os radicais livres são responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico. [1-18]
Com a idade, o sistema imunológico se torna menos eficiente no combate a micróbios e vírus. Parte deste declínio deve-se a baixos níveis de vitamina E na corrente sanguínea  Alguns estudos demonstraram melhoras nas respostas imunes em pessoas mais velhas que tomavam suplementos de vitamina E. A vitamina E ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento por manter as células protegidas dos danos dos radicais livres.
A vitamina E também desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose.
Dentre os alimentos ricos em vitamina E, estão os óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo, que são as fontes mais importante de vitamina E. Fontes secundárias são as nozes, a sementes, grãos inteiros, e os vegetais de folhas verdes. Alguns alimentos básicos, como o leite e os ovos, também contêm pequenas quantidades da vitamina.

Confira uma lista de alimentos com Vitamina E a seu teor

Fonte

mg / 100 g

Ervilhas verdes cruas 0,13
Ervilhas verdes congeladas 0,12
Feijão verde congelado 0,09
Alho-porró cru 0,92
Alface crespa crua 0,4
Salsa crua 1,73
Couve-flor crua 0,04
Grãos de milho enlatados 0,04
Batata frita 4,28
Manteiga 1,33
Óleo de soja 10,7
Óleo de milho 13,5
Óleo de amendoim 11,42
Óleo de oliva 11,42
Amêndoas secas 24
Avelã seca 23
Amendoim torrado seco 7,78
Castanha-do-pará seca 7,6
Castanha-de-caju assada seca 0,57
Pistache seca 5,21

Obs: 1UI = 0,666 mg de vitamina E

Tags:

Comentários

comments

3 Comentários

Deixe um comentário