Alimentos ricos em Vitamina K

espinafre-rico-em-vitamina-kA vitamina K surge sob várias formas. A vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona) encontra-se principalmente nos vegetais. A vitamina K2 (menaquinona), a qual tem cerca de 75% da força da vitamina K1, é sintetizada por bactérias no tracto intestinal dos seres humanos e de vários animais. A vitamina K3 (menadiona) é um composto sintético que pode ser convertido em K2 no tracto intestinal.

A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo.

Alimentos que contém a vitamina k, parte da vitamina K é produzida naturalmente no corpo com a ajuda de bactérias; no entanto, é nossa responsabilidade incluir a vitamina K na nossa dieta. Vários alimentos contêm vitamina K, como as verduras de folhas (espinafre, brócolis e alface) e o fígado de boi, galinha e porco. O chá verde é uma excelente fonte de vitamina K. Nessa seção, conheça os alimentos que são as melhores fontes dessa vitamina.

Teor de Vitamina K por alimento (100 g)

Fonte µg/100 g
Ovo de Galinha (inteiro) 50
Gema de ovo de galinha 147
Clara de ovo de galinha 0,02
Carne bovina crua moída 4
Peito de frango cru 0,01
Fígado bovino cru 104
Fígado de frango 80
Brócolis cru 154
Repolho cru 149
Cenoura crua 13
Couve-flor crua 191
Pepino cru 5
Couve crua 275
Maçã crua com casca 4
Maçã crua com casca 0,5
Suco de laranja fresco 0,04
Pêssegos enlatados 3
Morangos crus 14
Farinha de trigo integral 1,1
Farinha de trigo 0,5

A deficiência de vitamina K não é muito comum, pois a vitamina é bastante distribuída nos alimentos e a síntese da mesma pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância. Está associada com mal absorção de lipídeos ou destruição da flora intestinal por uma terapia antibiótica contínua.

Comentários

comments

Um comentário

  • Ana Maria Freitas Ricci disse:

    Olá
    Gostaria se possivel, encaminhar para o meu email alimentos que contém alto,baixo e medio teor de vitamina k.
    Trabalho de Hospital das Clinicas com pacientes com trombose

Deixe um comentário