Alimentos Ricos em Vitaminas

alimentos-ricos-em-sais-mineraisAs Vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos ricos nestas substâncias é muito importante para o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Devemos ter cuidado tanto com a baixa ingestão de certas vitaminas assim como a alta ingestão delas, por isso sempre a indicação correta é a de uma alimentação balanceada, as vitaminas são essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças.

 

Principais Vitaminas

  • Vitamina A: Retinol – Fundamental para a saúde dos olhos. Fortalece a membrana das células, prevenindo infecções – Fontes: Espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, leite, manteiga, cenoura, mamão e tomate.
  • Vitamina D: Calciferol – Absorção de fósforo e cálcio. Reduz o risco de doenças renais – Fontes: Leite, atum, manteiga, óleo de fígado de peixe.
  • Vitamina E: Tocoferol – Alivia cãibras e distensões musculares. Acelera a cura de lesões na pele. É antioxidante e previne abortos – Fontes: Germe de trigo, soja, óleos vegetais, brócolis, ovos, leites e peixes.
  • Vitamina K: Naftoquinona – Ajuda a regular os mecanismos da coagulação sanguínea. Também atua na prevenção de hemorragias – Fontes: Nabo, Iogurte, gema de ovo, brócolis, espinafre. É também sintetizada dentro do intestino por algumas bactérias.
  • Vitamina C: Ácido ascórbico – Ajuda a atenuar os efeitos da gripe e de algumas infecções. Acelera a cicatrização depois de cirurgias e é antioxidante – Fontes: Frutas cítricas, brócolis, espinafre, acerola e pimentão.
  • Vitamina B1: Tiamina – Oferece proteção aos nervos e músculos – Fontes: Pães, feijão, soja, ovos, fígado.
  • Vitamina B2: Riboflavina – É importante para a produção de energia no organismo. Protege os atletas das lesões e melhora o desempenho físico – Fontes: Leite, queijo, iogurte, vegetais verdes folhosos, frutas, pão, cereais e vísceras.
  • Vitamina B6: Piridoxina – Participa da multiplicação de todas as células e da produção de hemácias e das células do sistema imunológico. Influencia o sistema nervoso – Fontes: Carnes, grãos integrais e levedo.
  • Vitamina B3: Niacina – Em doses normais evita a pelagra, doença causada por desnutrição, que provoca fraqueza e dificuldade de engolir alimentos – Fontes: Fígado, carne magra, pão integral, peixe, feijão, couve e cereais.
  • Vitamina B12: Cianocobalamina – Evita a anemia e auxilia na formação e na regeneração do sangue. Acelera o crescimento – Fontes: Fígado, carne bovina e suína. é também sintetizada por bactérias no intestino.
Tags:

Comentários

comments

13 Comentários

Deixe um comentário