Alimentos ricos em Zinco

figado-grelhado-rico-em-zincoO zinco é um dois minerais importante para o nosso organismo. Este mineral se encontra no fígado, pâncreas, é indispensável à síntese de algumas enzimas, e sua grande parte é eliminado pelo o intestino. O zinco tem um papel importante na nutrição: os açucares e a proteínas dos alimentos são absorvidos em maior ou menor parte dependendo da sua presença, e ainda exerce uma ação benéfica na hipofise ( uma glândula situada na cavidade óssea localizada na base do cérebro, seu tamanho é de um grão de ervilha). Também é um ativador das funções genitais e das glândulas endócrinas.

Alimentos que contém

Teor de zinco por alimento 100g:

Fonte

mg

Carne bovina magra

1,70

Fígado Frito

5,50

Aveia

0,5

Peru assado

3,1

Carne de porco assada

2,00

Farinha de soja sem gordura

2,50

Leite de vaca desnatado

0.37

Fígado bovino

2,00

Carne bovina moída

5,00

Ostras cruas do pacífico

16,6

Carne de coelho

1,70

Frango Assado

2,10

Amêndoa

2,92

Arroz

0,60

Salmão assado

0,50

Espinafre fresco

5,3

Cenoura

0,07

Abacaxi

0,25

Banana

0,13

Alcachofra

0,50

Agrião cozido

0,74

Maçã

0,04

Alface manteiga

0,25

Conheça mais alguns alimentos que são ricos em zinco:
Frutas como banana, abacate, ameixa, figo, abacaxi, framboesa, laranja, maçã, uva, pêssego, melão, morango, pêra e manga.
Legumes como acelga, agrião, alface, abóbora, beterraba, brócolis, batata doce, batata, cebola, cogumelo, couve flor, cenoura, espargo, feijão, ervilha, espinafre, feijão branco, feijão verde, fava, nabo, pepino, repolho, tomate, pimentão, rabanete.
Cereais e leguminosas como arroz integral, arroz, centeio, aveia, grão de bico, lentilhas, seja, farinha de flocos de milho, farinha integral, pão de centeio, pão integral, farinha de trigo.
Frutos secos como castanha de caju, ameixa seca, amêndoas, amendoim, tâmaras, uva passa, banana passa, maçã passa, nozes, castanha do Pará.
Peixes como camarão, lulas, camarão, caranguejo, ostras, mexilhões.
Outros alimentos como chá verde, carne, fígado, chocolate, leite e os seus derivados (de preferência aos alimentos a base de soja).

Função

O zinco atua na síntese das proteínas, melhora a imunidade, o olfato, o paladar e atua junto com o cobre no papel antioxidante e nas cicatrizações.

Deficiência

a deficiência deste mineral em nosso organismo causa:

  • Retardo no crescimento,
  • atraso na maturação sexual,
  • hipogonadismo, anemia suave, acuidade diminuída do paladar,
  • alopecia, lesões na pele,
  • acrodermatite enteropática,
  • imunodeficiências.

Ingestão Diária

O consumo mínimo indicado de zinco é de sete miligramas por dia para as mulheres e nove para os homens, mas pode variar conforme a idade. Para os idosos, por exemplo, o número sobe para oito entre as mulheres e 11 para os homens.

Tags:

Comentários

comments

Um comentário

  • lucas disse:

    “Retardo no crescimento,
    atraso na maturação sexual,”

    mas eu li que o zinco é fundamental para o aumento natural da testosterona e essa é responsável pelo desenvolvimento dos dois itens acima.
    Bom site.
    Por favor esclareça minha duvida, aguardo ansiosamente.

Deixe um comentário